Estilo ABNT 10520 2023

2»
  • @renanzg só lembrando que o csl do sistema numérico ta quase sem modificação em relação ao original do @virgilinojuca. o unico que eu tenho atualizado é a outra versão.

    pretendo adicionar as modificações de um no outro eventualmente

    @susanacarla de nada :D
  • @antenoraguiar

    Primeiramente, obrigado pelo seu esforço em nos ajudar com a nova regra.

    Eu baixei o teu arquivo .csl e estou presenciando o mesmo problema que o @renanzg. Em muitas citações o texto fica assim (Fulano e Beltrano, 2017) e não (Fulano; Beltrano, 2017). Ao olhar o texto nas referências, ele fica escrito assim: FULANO, A.; e BELTRANO, K. ...

    Não deveria existir esse 'e' em lugar nenhum.
  • @Fernandeswill o "e" está de acordo com a 10520:2023. ta no item 6.1.7 da norma.

    escolher entre ; e "e" é questão estilística.
  • @antenoraguiar obrigado pela resposta.

    Você poderia me informar qual modificação no arquivo eu posso fazer para mudar de 'e' para ';' ?

    Ou se não for um incomodo, você poderia disponibilizar o arquivo com essa modificação?

    Eu ficaria super agradecido.
  • @fernandeswill

    joga o codigo no https://editor.citationstyles.org/visualEditor/ e edita por la. o site parece complexo, mas é mais simples do que à primeira vista.

    eu não vou modificar, mas o codigo está aberto e livre pra ser editado
  • E eu por um momento achei que tinha baixado o arquivo csl errado pq quando baixa aparece o ano que é de 2018
  • Oi, @antenoraguiar , primeiro: MUITO obrigada! Segundo, a citação com menos de 4 autores está separada por vírgula, mas imagino ser por ;

    Exemplo:
    atual: (Dehaene-Lambertz, Monzalvo and Dehaene, 2018)
    seria assim, não? (Dehaene-Lambertz; Monzalvo; Dehaene, 2018)
  • edited September 27, 2023
    resposta ao meu comentário: eu fiz uma pequena modificação na linha 111 do código. Removi o and="text" e adicionei delimiter="; " . Agora está assim automaticamente: (Dehaene-Lambertz; Monzalvo; Dehaene, 2018)
    Espero ajudar!
  • Gente só uma dúvida, eu sou bem leigo em relação a programação, o link do arquivo CSL que eu baixei aqui nos comentários é o correto pra regra 2023 tá ok, né?
  • @antenoraguiar

    E outra coisa, vi os comentários sobre o "e" entre os autores. Realmente o correto é ";" no lugar. O item que você mencionou (6.1.7 da NBR 10520:2023) traz o "e" como possibilidade somente quando os autores não estão entre colchetes, ou seja, no próprio texto:

    EXEMPLO 1
    (Dreyfuss, 1989, 1991, 1995)

    EXEMPLO 2
    (Cruz; Correa; Costa, 1998, 1999, 2000)

    EXEMPLO 3
    Cruz, Correa e Costa (1998, 1999, 2000)

    Então sempre que estiver entre colchetes, o correto é utilizar ";" entre os sobrenomes. Em relação à vírgula, é utilizada somente entre sobrenome e ano ou ano e ano. Então, quando há mais de dois autores de uma mesma obra, o correto é a forma como está no exemplo 2.
  • A UFRGS disponibilizou citações pela ABNT 10520/2023. Segui o passo a passo da atualização: Clique em Editar / Preferencias / Citação / Obter Estilos adicionais / Na caixa de pesquisa digite ABNT / Desça até Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ABNT (Autoria completa) (Português Brasil) (2023-10-06 - 04:11:24).
  • Obrigada pela ótima dica @luciano.silva.757
    Ao instalar essa atualização da UFRGS percebi que a referência gerada repete o lugar da publicação logo após o nome dos autores e coloca o subtítulo (o que vem depois dos dois pontos) em negrito, quando deveria ser sem negrito.
    Até nova atualização, vou continuar tendo que ajustar manualmente no Word.

    Exemplo (mas não consegui apareceu o negrito aqui quando colei - Curitiba está repetido e "Discurso, Narrativas e Identidades" deveria vir sem negrito):
    COSTA, Isabel De Sá Affonso Da. Curitiba, Teletrabalho: Discurso, Narrativas e Identidades. 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2021.
  • Olá @luciano.silva.757 ,
    Grata pelas orientações. ao fazer esse passo a passo, o Zotero já modifica as referências incluídas anteriormente?
  • Comecei a usar o Zotero recentemente, mas já encontrei um estilo com a norma atualizada ABNT 10520 2023. o estilo está com o nome: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ABNT (autoria completa) (Português - Brasil) e foi atualizada 06/10/23.
  • Olá, @mmineiro , também estou fazendo dessa forma. Até tentei editar o modelo, mas só consegui tirar o local. Sem êxito em tirar o negrito após os dois pontos. Ainda no aguardo de novas atualizações. Alguém mais com o mesmo problema?
  • Oi, @rfsoares89, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ABNT (autoria completa) (Português-Brasil) foi atualizada ontem 26-11-23. Eles corrigiram a questão do local em livros. Todavia, o negrito para o subtítulo continua. Requer um ajuste manual.
    Em artigos de periódicos, no campo "Extra" dos metadados colocando "Published-place:" e a cidade da publicação, é possível ajustar também o local para artigos.
  • edited December 4, 2023
    Gente o modelo de citação da ABNT - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - ABNT (autoria completa) - Tá tudo certinho, pra usar, ele não difere em nada da ABNT, né?

    Pq eu não sou mt experiente e queria saber se essa abnt tá ok pra usar? ou se tem que modificar algo
  • Olá, pessoal. Eu ainda sou iniciante no Zotero mas já tenho uma boa base de documentos cadastrados. Fui no site https://www.zotero.org/styles?q=abnt e com o Zotero aberto, ao clicar no link do estilo da UFRGS ele já me perguntou e eu aceitei a instalação. Parece que funcionou e agora consigo gerar a bib com esse estilo.

    Estou acompanhando o problema do negrito nos subtítulos, mas uma coisa que percebo é que, nos docs com links, ele não adiciona a frase "Acesso em: dd/mm/aaaa". Tem como fazer isso ser automático? Abs!
  • edited December 18, 2023
    Olá, pessoal.

    Ficamos felizes que o estilo ABNT da UFRGS está sendo útil e agradecemos os retornos. Ainda estamos no processo de atualizar todas as nossas versões do estilo então acaba sendo um pouco demorado, mas o retorno da comunidade é muito bom para encontrarmos os erros mais rápido :)

    Sobre os subtítulos ficarem em negrito, é uma limitação dos gerenciadores que ainda não conseguimos resolver com o estilo, mas temos um manual para auxiliar no preenchimento dos campos básicos (https://www.ufrgs.br/bibliotecas/ferramentas/campos-basicos-abnt-zotero/), pois acabamos precisando utilizar vários campos que não são previstos como padrão para cada tipo de documento por causa das especificidades da ABNT e ficam todos no "Extra".

    @gilvanvilarim, a princípio o estilo apresenta esta informação. Confirma se a versão do Zotero que está utilizando é a última e o campo da data de acesso no item está preenchido? Há um tempo atrás era necessário habilitar a opção da data de acesso nas Preferências.

    Abraços!
  • Grato pelo retorno. Uma coisa que seria AINDA MELHOR seria o Zotero gerar as referências para o processador de texto já marcando estilos do processador...

    Por exemplo, no Word percebi que ele gera o texto com fonte Times New Roman 12 e negrito nos títulos. Ok, mas ele poderia gerar os parágrafos já com um Estilo de Parágrafo do Word (ex: estilo Sem Espaçamento) e gerar os títulos com um Estilo de Caractere (ex: estilo Forte). Isso seria excelente para reformatar rapidamente as referências, mas não sei se as configurações do Zotero têm opção para isso.

    Um paliativo é usar o recurso Localizar e Substituir do Word para trocar os negritos por estilos, idem para os parágrafos. Já testei e funciona.

    Quem usa muito estilos no Word entende o que quis dizer. O mesmo vale para o LibreOffice, que é muito parecido nisso.

    Abs!
  • @luisiafalves No estilo da UFRGS é possível colocar datas prováveis ou estimadas na citação? Tentei fazer uma citação com essa informação, mas no Zotero consta com a interrogação (por exemplo: "2007?"), mas na citação não adiciona a interrogação (ficando Clausewitz, 2007 em vez de Clausewitz, 2007?").

    Há algo que estou fazendo de errado? Deve ser adicionado como sufixo ou é limitação do Zotero?
  • edited March 15, 2024
    @moises.saraiva, desculpe a demora em responder.
    Na última atualização do estilo incluímos esta opção e colocamos as instruções no dúvidas frequentes (https://www.ufrgs.br/bibliotecas/ferramentas/duvidas-frequentes/).

    Neste caso tem que deixar o campo Ano vazio e preencher o campo Extra com:

    issued: 2007?
    ou
    issued: ~2007
  • @gilvanvilarim, até onde sei não é possível vincular o estilo do Zotero com os modelos dos editores de texto.

    Por experiência, ao incluir a lista de referências usando o botão do Zotero, ajuda que o cursor esteja em um parágrafo que já tenha o estilo desejado.
Sign In or Register to comment.