Estilo ABNT 10520 2023

13»
  • edited June 3, 2024
    @luisiafalves Tá certo, muito obrigado. Ainda, me demandaram alterações na bibliografia da minha tese. Ocorre que eu uso várias referências do mesmo autor e do mesmo ano, porém, como tem títulos diferentes, ao ordenar por ordem alfabética, ele acaba deixando as referências do mesmo ano distantes uma da outra.

    Mesmo que não ordene manualmente (pelo Word), o Zotero já deixa as referências do mesmo ano e mesmo autor seguindo a ordem alfabética, porém "fora de ordem", isto é, referências em situação semelhante como a relatada acima distantes uma das outras.

    Há alguma configuração a ser feita ou terei que ajustar isso manualmente, ao final, quando dos ajustes corretivos após a desvinculação das referências e citações?


    Ainda, vi que a alteração feita no CSL, acerca de data provável, incerta ou década provável, só contempla uma das opções fornecidas no Dúvidas frequentes da UFRGS, que é essa "Década certa Campo: Extra issued: [201-]" (linha 427 e 461 do CSL). As outras opções não constam no código como aparece na tabela no site supracitado. Como não sei programação fico incerto em alterar alguma informação e sair bagunçando tudo...
  • @MarianaMullerBarcelos, infelizmente não conseguimos diferenciar a Jurisdição (Brasil) da Entidade (Ministério da Fazenda) no Zotero então temos duas sugestões:
    - Preenchimento de autor utilizando o campo único Brasil. Ministério da Fazenda com posterior necessidade de alterar o que fica em maiúsculo nas referências e retirar o "Ministério da Fazenda" das citações.
    - Preenchimento de autor utilizando dois campos Brasil, Ministério da Fazenda com posterior necessidade de alterar a pontuação de vírgula para ponto nas referências.

    @moises.saraiva, pela ABNT as referências devem ser ordenas por ordem alfabética o que pelo seu relato está correto.
    Não sei se há alguma alteração possível no estilo que consideraria ordenar alfabeticamente por autor e depois numericamente pelo ano, portanto acredito que seria uma correção pontual a ser feita após a desvinculação.

    Sobre a data provável, as outras opções não estão no código do nosso estilo porque são default do CSL.
  • @luisiafalves no caso da ref da UFRGS, não consigo adicionar o LOCAL de publicação quando a a ref é um artigo de periódico. isso tem como ser corrigido ou é um campo do ZOTERO que não tem como ser incluído?

    obrigado
  • Muito obrigada, @luisiafalves!
    Estou com mais uma dúvida. Tenho várias publicações de mesmo autor e com ano em copyright (c2024) ou data provável ([2024]). Estou usando o campo extra para data, como está nas instruções da UFRGS. Só que nesses casos as letras não aparecem automaticamente ao lado da data. Imagino que seja uma limitação de usar data no campo extra. Teria alguma sugestão?
  • @mbuiati nesse caso, você deve incluir no campo extra. https://www.ufrgs.br/bibliotecas/ferramentas/campos-basicos-abnt-zotero/#artigo-periodico

    @luisiafalves, vocês já entraram em contato com os devs do Zotero pra incluir pelo menos alguns desses campos? não imagino que seja algo dificil de ser feito, e talvez ainda dê pra incluir na versão 7
  • @antenoraguiar obrigado pelo envio da página com orientações de preenchimento!
  • @antenoraguir obrigado pelas dicas, baixei o estilo csl e modifiquei a parte da citação ABNT que estava (FULANA, 2000) para (Fulano, 2000). Não tem problema com o pessoal que produziu o original não né?
  • @tiago.pg

    não! mas eu recomendo usar o da UFRGS mesmo. eu parei de tentar melhorar o csl
  • Saudações!

    Pessoal, eu gostaria de saber como fazer com que a referência de Tese/Dissertação/Monografia apareça corretamente para o caso de "Título: subtítulo", onde o título deve ficar em negrito e o subtítulo normal.

    Agradeço a atenção
  • Olá pessoal. Antes de mais nada agradecer e parabenizar o @antenoraguiar por voltar parte do tempo para resolver nossas vidas. Baixei o template que ajusta as citações e referências com base na 10520 2023 e está rodando tudo tranquilo.
  • edited 7 days ago
    @luisiafalves Pois é, só que o default deles não se assemelha ao indicado pela página de vocês de dicas da UFRGS.

    Ainda, só percebi agora que nas referências de artigo de periódico, por algum motivo, não está aparecendo o disponível em e acesso em. É um erro no meu CSL (editei pra aumentar o limite do et al), é padrão do Zotero ou do estilo?
  • pessoal, ainda sobre a ref da UFRGS, sabem me dizer se ela tem desambiguação? para dois autores com o mesmo sobrenome? porque eu tinha um arquivo anterior que tava fazendo a desambiguação automaticamente. porém, desde que passei pra ref. da UFRGS não tá mais desabituando automático...
Sign In or Register to comment.