Estilo ABNT - para uso e opinião

245
  • Ola pessoal,
    aqui esta o estilo ABNT do Eduardo atualizado para 1.0, isso eh importante para quem usa o Mendeley, que tambem trabalha com estilos CSL.
    Porem o estilo trabalha no formato autor(ano) e nao (autor,ano).
    Abcs
    http://dl.dropbox.com/u/9905692/links%20do%20site/estilos%20abnt/ABNT_UFPR_v08_2010-1.0.csl
  • edited November 15, 2010
    Oi Pessoal,

    A pedido do EdgarFilho @filho2000, o estilo CSL versão 1.0 (por enquanto não funciona no Zotero) da ABNT + UFPR para o programa MENDELEY, padronizado com:

    (AUTOR, ANO)

    http://dl.dropbox.com/u/3009615/ABNT_UFPR_v8_2010-Mendeley.csl

    Como sempre, disponível em caráter de teste (de beta pra baixo ;))

    PS: Com relação as outras ideias, vou ver com algum tempo, talvez já pensando em desenvolver para 1.0 porque o Zotero, segundo consta, irá em breve adotar.
  • edited November 15, 2010
    Ficou 10 eduardo...
    Agradeco a atencao...

    certamente o zotero sera atualizado para csl 1.0 pq isso eh um passo necessario para constucao de um editor de estilos...

    se alguem quiser saber um pouco mais sobre mendeley:
    Mendeley – parte 1– gerenciador de artigos científicos
    http://comunidade.ctea.med.br/tecnologia/2010/04/05/mendeley-–-gerenciador-de-artigos-cientificos/

    Mendeley -- parte 2 – inserindo referências em ABNT e outros estilos
    http://comunidade.ctea.med.br/tecnologia/2010/07/20/mendeley-–-parte-2-inserindo-referencias/

    abcs
  • @edubettoni

    Só para deixar claro, pois não sei se ficou, edu. A primeira observação é mesmo de um erro no estilo.

    Veja o que acontece em relação a uma referência com várias fontes quando mudo do estilo Harvard para o ABNT. De (cf. 1978, p.62; 1892, p.26; 1893, p.11), que está correta, passa a ser (cf. 1978, 1892b, 1893, p. 62). Agora eu só tenho a página da primeira fonte e mesmo assim ela aparece como página da última.

    Bem, se alguém souber como corrigir isso, eu agradeceria muito. Devo entregar uma monografia cheia dessas referências nos próximos dias.

    Abraço,
    Thiago.
  • @thiagoxmelo

    Grande, vou ter que te pedir que literalmente "detone"o problema com todos os pormenores.

    Eu fiz alguns testes aqui e não tive problemas.

    TESTE A
    Selecionei Multiple Source, fui fazendo indicação de número de página em cada fonte e apareceu corretamente,
    (AUTOR1, ANO, p.XX; AUTOR2, ANO, p.YY)
    Ex.:
    (HANAHAN; WEINBERG, 2000, p. 42; KIM ET AL., 2009, p. 29; TAKAHASHI; YAMANAKA, 2006, p. 34)


    TESTE B
    Selecionei Multiple Source, fui fazendo indicação de número de página em cada fonte e pedi para suprimir os autores.
    (ANO, p.WW; ANO, p.ZZ)
    Ex.:
    (2000, p. 42; 2009, p. 29; 2006, p. 34)

    Tente explicar o mais detalhado o possível para eu entender o que está acontecendo e conseguir arrumar.

    Abraços

    @edubettoni
  • @edubettoni, agora vc me pegou. Eu mesmo não tinha percebido bem o problema. De fato, ele só ocorre quando se tem dentre as fontes múltiplas autoria comum. Veja só:

    Harward:
    (van Heijenoort 1967, p.326; Weiner 1990, p.227; Weiner 2005, p.340).
    está OK.

    ABNT:
    (VAN HEIJENOORT, 1967, p. 326; WEINER, 1990, 2005, p. 227).

    (obs: a supressão de "Weiner" no segundo caso não é minha)

    De fato, as citações em que percebi e com que exemplifiquei antes o problema são todas do mesmo autor. Desculpe não ter destacado isso antes.

    Abraço,
    Thiago
  • edited November 30, 2010
    Prezados,

    Testei a versão que está no repositório oficial, mas ele não está colocando o nome do autor entre parênteses

    E.g. Starr (1982), ao invés de (Starr, 1982)

    Se coloco suprimir autor ele deixa apenas "1922)", ou seja, sem o abre parênteses.

    A versão do repositório está desatualizada, devo usar a do Dropbox que está postada aqui?
  • quote adamsmith

    "vinicius - if you find differences from what eduardo has done - I won't mind uploading different versions for different universities - so if if Minas Gerais has some different requirements from Parana that should be possible to accommodate."

    I believe that our primary goal is to have a ABNT compliant with national standards, so that it can be used in all Brazil.

    Thanks for the support and the excellent job the Zotero team is doing.
  • @vinicius77

    A versão do Dropbox ainda está em testes, justamente em função da aceitação. Por isso ainda não está no repositório. Se deseja a referência (AUTOR, data), instale essa ai de testes do dropbox.

    Abraços!
  • @thiagoxmelo

    Cara, realmente difícil a tua dúvida. O problema é que nem o Harward funciona como deveria. Eu tô sem acesso às normas aqui, aproveito e já lanço uma pergunta pro resto pra ver se podem ajudar.

    PEÇO AJUDA SOBRE A ABNT:
    SE, temos que citar duas referências, do mesmo autor, com páginas diferentes, qual é a forma correta?

    (A) (MELO, 2003, p.15; MELO, 2005, p.40)

    (B) (MELO, 2003, p.15; 2005, p.40)

    Segundo consta no código inicial, a segunda opção seria a correta, por isso estou perguntando pois não tenho certeza.


    Se o correto for B mesmo, estamos mal. Ao selecionar a propriedade "collapse", não simplifica só nomes iguais, como também some a página. Creio que seja uma deficiência do código e sugiro, @thiagoxmelo, que quando isso acontecer, use o "editor" do Zotero para inserir a página manualmente, evitando prejuízos na sua formatação.

    Aproveito e já pergunto abaixo pro @adamsmith se minhas conclusões estão corretas:

    Adam (@adamsmith)

    When I use: two or more references, same author, different pages (citation-locator), the <option name="collapse" value="year"/> hide the pages for all (expect the last), as an example:

    IN ZOTERO:

    (C) (MELO, 2003, p.15; MELO, 2005, p.40)
    without <option name="collapse" value="year"/>

    (D) (MELO, 2003; 2005, p.40)
    with <option name="collapse" value="year"/>

    I've checked in other styles, like Harward (adding the option tag, but I had the result)

    CSL limitation or my limitation to understand the CSL?
  • Oi @edubettoni,

    uma outra solução paliativa, que me parece melhor, é deixar a cargo da supressão de autor o trabalho do collapse.

    Sobre a ABNT, segue parte da NBR 10520:2002:
    ----
    6.1.4 As citações indiretas de diversos documentos da mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionadas simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgula.
    Exemplo:
    (CRUZ; CORREA; COSTA; 1998, 1999, 2000)
    ----

    Abraço,
    Thiago.
  • Bom dia!

    Tenho ficado bastante decepcionado com os resultados que tenho obtido com o Zotero na hora de gerar a bibliografia final com o ABNT.csl. No caso, todas as leis que corrigi manualmente, uma por uma, foram para bibliografia todas desconfiguradas. Segundo a ABNT, entre os elementos essenciais para referências legais é o número da lei, o que não sai de jeito nenhum. Algumas vezes é preciso citar ujm segundo nome (por ex: Conselho Nacional de Educação), mas o Zotero tb não tem dado conta. Outra questão: não tem o "Lex:". O pior de tudo, a data de acesso sai com a data de criação da lei e não a data que o próprio Zoterto registra quando pedimos para criar um lunk da página corrente.

    Aém disso, as teses tb saem desconfiguradas e muitos livros que adicionei pelo ISBN vem com problemas nos caracteres ("religião" vira algo como "religi/AO")

    Abaixo, as referências como geradas pelo Zotero (a) e, depois, as arrumadas com seguindo as instruções da ABNT (b).

    a)

    BAHIA. Constituição do Estado da Bahia. Recuperado Dezembro 20, 2010, de http://www2.casacivil.ba.gov.br/NXT/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm, 1947.
    BAHIA. LEI ORGÂNICA DO ENSINO. Recuperado Dezembro 20, 2010, de http://www2.casacivil.ba.gov.br/NXT/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm, 1963.
    BRASIL. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Recuperado Dezembro 20, 2010, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm, 1996.
    MACHADO, V. Àqueles que têm na pele a cor da noite: ensinâncias e aprendências
    com o pensamento africano recriado na diáspora. Tese de Doutorado, Salvador: Faced - UFBA, 2006.

    b)

    BAHIA. Constituição do Estadual. (1947). Lex: Casa Civil do Governo da Bahia. Disponível em: <http://www2.casacivil.ba.gov.br/NXT/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm>. Acesso em: 20 dez. 2010.
    BAHIA. Lei Estadual 1.962-A, de 16 de setembro de 1963. Lei Orgânica do Ensino.Lex: Casa Civil do Governo da Bahia. Disponível em: <http://www2.casacivil.ba.gov.br/NXT/gateway.dll?f=templates&fn=default.htm>. Acesso em: 20 dez. 2010.
    BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lex: Casa Civil. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 20 dez. 2010.
    MACHADO, V. Àqueles que têm na pele a cor da noite: ensinâncias e aprendências
    com o pensamento africano recriado na diáspora. 2006. 222 f. Tese (Doutorado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

    Lembretes: não é possível reproduzir aqui Itálicos e Negritos, mas o "Lex" deve ser destacado em negrito ou itálico. Outra coisa, há uma tabulação na segunda linha de 1.25 cm (mais ou menos na quarta letra maiúscula) que não está sendo gerada automaticamente pelo Zotero.

    Infelizmente não entendo de programação. Se só apontar os erros for uma ajuda eu fico feliz.

    abs

    Thiago
  • When I use: two or more references, same author, different pages (citation-locator), the hide the pages for all (expect the last), as an example:
    Edu - sorry, didn't see this. It's a csl limitation, fixed in csl 1.0, nothing you can do until then.
  • @thiagodacuica

    Olá Thiago (e outros que eventualmente tenham as mesmas dúvidas)!

    Agradeço as contribuições e reforço o que está escrito um pouco mais acima:
    Por enquanto, o código contempla:
    - Artigo de periódico
    - Livro
    - Seção de livro
    - Website
    - Conferência
    - Apresentação oral

    Ou seja, a parte da legislação não são erros. Simplesmente não foi desenvolvido ainda, pela demanda (e prioridade) pelas referências mais utilizadas. Espero ter mais tempo em 2011 (e motivação com a chegada da nova versão da linguagem, a CSL 1.0),e poder evoluir um pouco mais e ofertar também leis e outros formatos.

    Vou verificar o problema com as outras referências.

    Sobre o ISBN, infelizmente não depende do código da ABNT. É questão da relação Zotero com metadados de bases internacionais (até o que eu entendo).

    @thiagoxmelo

    Sobre o assunto discutido acima, conforme citou o @adamsmith, são boas as chances de isso ser ajustado com a implementação do CSL 1.0 no Zotero.
  • olá

    Fiz algumas modificações nesse estilo de mod a contemplar as normas de redação de dissertação para o programa de pós-graduação em quimica da UFSCar, contudo tem algumas exigências que não consegui adequar.

    A primeira dela se refere aos autores, conforme a regra o ultimo delimitador do autores é diferente sendo um &, veja abaixo:

    VIEIRA, I. J. C.; LIÃO, L. M.; VELOZO, E. S.; DAVID, V.; VIEIRA, P. C.; SILVA, M. F. G. F. da; FERNANDES, J. B. & RODRIGUES FILHO, E. “Isolamento de produtos naturais por cromatografia de gotas em contracorrente”. Quim. Nova , 19 (1): 21, 1996.

    Outro problema que segundo as normas o volume deve ser negrito se estiver sozinho, mas se estiver acompanhado do número da revista deve ser normal.

    É possível realizar essas alterações no zotero? se sim, como?

    Obrigado

    Outra pergunta: Como faço para publicar esse estilo?
  • Oi Ricardo!

    Até onde eu já sei (e usei), essas relações condicionais (ex.: o último autor leva o "&", e o negrito do volume) ainda são bem restritas no CSL. Não tinha visto essa situação. Sugiro que dê uma procurada no fórum e/ou pergunte ao @adamsmith (em inglês de preferência), ele manja pra caramba e ajuda os desenvolvedores com dicas do código.

    A pessoa certa para te ajudar com a publicação também é ele (@adamsmith). Porém, eu sugiro que você poste antes aqui (nos coments mesmo, o Google recupera se você botar detalhes como "UFSCAR - Zotero - ABNT") para os seus colegas de universidade irem testando e de dando ideias e pequenos ajustes.

    Como você precisa hospedar o código em algum lugar, use algum serviço como megashare e coisas assim (recomendo dropbox) para botá-lo na rede, e cole o link por aqui.

    At!
  • Adam Smith

    hello

    I made some changes in ABNT style in order to contemplate the standards-writing the dissertation to the graduate program in chemistry at UFSCar, though there are some requirements that could not adapt.

    First, in macro-name authors the last delimiter is different. In this standard uses "&" like a last delimiter. See below:

    VIEIRA, I. J. C., LYONS, L. M., SWIFT, E. S., DAVID, V., VIEIRA, P. C., SILVA, M. F. G. F. da; FERNANDES, J. B. RODRIGUES & SON, E. "Isolation of natural products by droplet countercurrent chromatography. " Quim. Nova, 19 (1): 21, 1996.

    Another problem refers to variable-text volume. According this standard the variable-text volume must be bold if alone, but if it is together the issue number it must be normal.

    Is it possible make this changes, if so, how?

    Thanks
  • First, in macro-name authors the last delimiter is different. In this standard uses "&" like a last delimiter. See below:
    put and="symbol" somewhere in the name line.
    Another problem refers to variable-text volume. According this standard the variable-text volume must be bold if alone, but if it is together the issue number it must be normal.
    definitely possible in general, though a bit complex.
    The general idea would be to test whether there is an issue number. That would look something like
    <choose>
    <if variable="issue">
    <text variable="volume"/>
    <text variable="issue" prefix="(" suffix=")"/>
    </if>
    <else>
    <text variable="volume" font-weight="bold"/>
    </else>
    </choose>

    or something along these lines.
  • Como eu disse para alguns, estou pela boa da dissertação e com pouco tempo para desenvolver / ampliar o código. Mesmo assim, em se estando no uso da coisa (dissertando), precisei adaptar o estilo para referenciar "teses e dissertações" e de quebra descobri um universo de erros.

    Fiz as modificações necessárias e recomendo altamente que passem a utilizar a nova versão, principais modificações:
    - Revisão do Estilo "Conferência" - Estava bem errado;
    - Correção da modo de referenciar páginas web, tinha um ">" que estava invertido;
    - Adequação do estilo Teses e Dissertações(*);

    http://dl.dropbox.com/u/3009615/ABNT_UFPR_janeiro2011.csl
    [NOVA VERSÃO // janeiro 2011]

    *Para que funcione bem, é necessário que o usuário preencha corretamente os campos e conheça a norma.

    Chave:
    AUTOR. Título. Número de folhas. Tese/Dissertação/Monografia (Grau e Área) - Unidade de Ensino, Instituição, Local, ano. Disponível em: < endereço >. Acesso em: dd/mm/aaaa.

    Exemplo:
    CARVALHO, J. Definição de um padrão baseado em xml para descrição das normas jurídicas. 86 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Setor de Ciências Exatas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004. Disponível em: . Acesso em: 25/01/2011.

    O mais importante é lembrar de preencher no campo "Tipo" (é o quinto item ao selecionar Teses), a informação assim:
    Dissertação (Mestrado em Informática)
    Ou seja, já entre parênteses e completa.

    Bom ano novo acadêmico para todos, e vão postando as sugestões na sequência. Lembre-se, SEMPRE EM VERSÃO BETA.

    Em caso de despressurização, baixe a antiga versão aqui.

  • olá!

    eu uso zotero há pouco tempo, vi que há um estilo adicionado da ABNT (porém, parece que customizado para as necessidades da UFPR).
    vi que outras pessoas geraram suas adaptações (assim como eu também tive que fazer).
    Alguém tem conhecimento de um estilo que seja EXATAMENTE como se referem as normas 10520 e 6023?
    eu fiz o que pude pra deixar igual às normas (tenho um pdf das normas como referencia),mas como uso há pouco tempo, não sei se vou encontrar bugs lá na frente, quando precisar fazer referencias específicas. usei o 'style generator'.
    se alguém tiver uma que não seja modificada ou personalizada e que seja autêntica, poderiam me passar o link?
    também gostaria de saber se não há possibilidade do modelo autêntico constar da lista oficial do Zotero...

    obrigada!
  • Olá a todos!

    Alguém saberia me indicar como posso aprender a editar arquivos .csl?

    Além disso, alguém percebeu que as notas são transcritas de forma truncada? parece que há um limite de tamanho de caracteres quando se usa o plugin do word...

    Obrigado!
  • Eduardo,
    baixei a versao ABNT .CSL 2010 e a versao 2011.Instalei ambas, porém todas as vezes que utilizo(qualquer uma delas) APENAS CONSIGO COLOCAR UMA CITAÇÃO, sendo que quando tento inserir uma segunda citação ao escrever meu texto, apareceo texto {Citation}.Isso continua occorrendo nas tentativas subsequentes no mesmo texto.MInhas configuraçãoes sao as seguintes:
    SO:windows 7
    Broficce 3.3.1
    mozila firefox 3.5.16

    Imagino que seja incompatibilidade em algum deles,enfim, fico aguardando alguma solução se houver.
    Obrigado
  • Oi @coxinha.

    Isso ocorre somente com os estilos ABNT? Você testou com alguns outros estilos disponíveis? Tente identificar qual é a versão do Zotero e do Zotero Openoffice plugin.

    Você fez teste em um arquivo novo, zerado?
    As citações foram inseridas no texto ou em quadros, tabelas, notas de rodapé, anotações....?
    Você tentou inserir a mesma citação ou uma citação diferente?

    Aguardo,

    Abraço
  • Olá Eduardo, não me occoreu apenas com estilo ABNT não.Testei outros estilos e ocorreu o mesmo problema.O zotero que uso é o 2.0.9 e o plugin para a comunicação com o open oficce é o plugin de fato correspondente para a versão do zotero.

    Todos os testes que fiz foi em arquivos novos e as citações fotam inseridas em texto, sendo que, o erro persiste usando citações iguais ou diferentes.

    Ontem mesmo instalei o microsoft oficce e com ele não houve nenhum problema, nem com o estilo ABNT nem com nenhum outro estilo, mas gostaria de utilizar o broffice e o problema persiste....

    Grato pela atenção.
  • Ola,

    parece que eu não tive muito sucesso em contar com a ajuda dos usuários mais experts para o meu problema com o estilo ABNT.

    Voltei para conferir novidades, reinstalei a versão UFPR, vi que houve significativos ajustes, mas ainda sim tenho problemas.

    os campos tradutor, editor e volume, além de paginas total - para bibliografia - não aparecem quando existem na ref.

    ja na citação, o campo volume que é uma variavel opcional, não aparece quando existente na fonte.

    o da citação ok, eu estou fazendo manualmente. Mas os campos da bibliografia é bastante trabalhoso, o ideal seria que o estilo incluisse quando esses dados existissem.

    tentei também um gerador de estilos automático, mas nao tive muito sucesso - e depois de uma coleta inteira de bibliografia via zotero e tese pra entregar, parece que no meu caso vai ficar para um proximo doutorado.

    alguém aí pode me ajudar - pelo menos me dizer como as variáveis optativas )tradutor, editor, volume - poderiam ser incluídas? não deve ser nenhuma 'rocket science', mas eu já tentei pra caramba e não consigo resolver!
    obrigada

    sguimaraes
  • ah, esqueci de postar o link do gerador automático de estilos que eu usei:

    http://www.somwhere.org/csl/

    abs,

    s.guimaraes
  • nono, don't use that style generator - it doesn't work and isn't maintained.
    Apart from that I don't understand exactly what the problem is - that's partly because my Poruguese isn't great, but also because it's not quite clear what you're working with and what you're trying to do.
    Give examples of what you're getting in the existing ABNT (UFPR) and what you need.
  • Hi Adam, thanks for replying!
    Your Portuguese must be great since you understood I am confusing ;)

    So far with style generator I was able to have some progress, my problem was the alignment of text that got really strange, like appearing starting out of the left margin of my pages. so I had to give up.

    My problem with the latest version of UFPR i have found is:
    1. variables such as Translator, Editor when they exist in data, do not appear. So, imagine I have to insert them manually. They are specified in my zotero database, but they do not appear as a variable. UFPR model only show basic information. In my case, mentioning translator IS important as I am working with many of them.

    2. in citation, the variable 'volume' does not appear when existing in data. But this is a minor information that I can insert manually.

    Using style generator, I was able to have this variables, but had problems with margin.

    I guess, but I am not expert on this, that the main problem is how csl was written. so 'macro names' are sometimes all together as 'locator's. So, in this case, If I want to just insert one line in the 'citation' script, for example, for 'adding volume when existing', I cannot, because I cannot find an specif macro name for volume.

    basically, I just would like the style to have extra info styled out (translator, editor, volume,etc.).

    I am really running out of time and starting to consider do it all manually, really.

    was i clear?
    best
    s.guimaraes
  • 1. Yes, translator isn't included in the existing ABNT style - I'd have to know how it should look, though, to be able to help you.
    2. Volume should appear both for books, book chapter, and farticles in journals, magazines and newspapers - I don't know what's not working there. It is, as you say, in the macro called "locator" but that really shouldn't be a problem.
  • Thank you, Adam,
    so: example:
    this is a style generated by current ABNT UFPR

    citation: (AUTHOR, YYYY, p. xx)
    bibliografy: LAST, FirstName. Title. Place:Publisher, YYYY. (with title in bold)

    variables are,
    when Volume in Citation: (AUTHOR, YYYY, vol. xx, p. xx)
    If does not exist, do not appear. In my case they exist and they do not appear.

    variables are in Bibliography,

    when Translator:
    LAST, FirstName. Title. Traducao de TRANSLATOR. Place:Publisher, YYYY. (with title in bold)
    In this case xml will not accept character 'ç', but this is a minor problem.

    What I could realize since they are not determined as a independent macro name, but all as locator, it is not possible to specify them.

    when inserting in BR Office, they appear and i could chose Volume instead of Page, but I cannot have both in citation, with is a problem.

    inserting manually volume is not a problem.

    but inserting Translators is not worthy.
    Why I cannot have this variables appearing when information exist? If they are not styled, how could I just insert a macro name for translator to appear after Title?

    10 pm here, I might only see your answer tomorrow. I have ABNT in PDF, but I guess this is too much for such a little issue...
    thanks in advance!
    sguimarães.
Sign In or Register to comment.