Estilo ABNT - para uso e opinião

Olá,
estou disponiblizando uma versão do estilo ABNT 6023/2002 para o zotero, programado para livros e artigos de revistas.A quem interessar ele está em:
http://rapidshare.com/files/147568341/abnt6023b.csl.html
me escrevam (andretta_pedro@yahoo.com.br) dando as opiniões, as atualizações que forem sendo feitas assim como notificações de versões já desenvolvidas e melhores. Sem mais.
Pedro Andretta

PS:
A versão que disponibilizei irá gerar a referencia quando o formato (ou ainda "tipo") do documento estiver nomeado como "Artigo de Revista" ou como "Livro". se estiver como "Artigo de diário" (formato corrente proveniente da exportação de BD) ele não gerará. Solução para o problema: simplesmente mudar o formato do documento.
Quais quer outros problemas é só enviar por e-mail.
«1345
  • Baixei o arquivo e não funcionou, gera rtf ou html em branco.
    Baixei um outro arquivo que achei por aí, chamado abnt.csl, que até funciona, só que não gera linha em branco entre as citações, e só formata artigo de periódico e livro/capítulo de livro.
    Uma ferramenta tipo ens-to-csl seria muito útil, senão por enquanto terei de exportar do zotero pro endnote na hora de escrever o artigo no word.
  • Porque o arquivo ABNT não figura na página do Zotero de modelos de citação?
  • Qual a última atualização feita?
  • edited April 5, 2009
    I hope someone here can read English. The style is not valid; it has many, many errors. You need to validate it.

    Also, can you not find an existing style that is close to what you need here?
  • Formato ABNT 6023 desenvolvido pela EndNote. Disponível em:
    http://www.endnote.com/support/enstyledetail.asp?SORT=0&PAGE=1&METH=0&DISC=none&JOUR=none&BSRT=none&FF1=none&FF2=none&FF3=none&CITE=none&DKEY=714200664512QAA
    Baixe e instale no Zotero.
  • Boa, Renan
    Só tem um problema no formato do EndNote: quando você cita o autor ao longo do texto, entre parênteses, o nome aparece apenas com a primeira letra em maiúsculo, e não com TODAS em maiúsculo, como deveria ser segundo a norma.
    Alguém que tenha o EndNote pode fazer essa mudança no arquivo e disponibilizar?
  • edited August 20, 2009
    Verificou-se a possibilidade de corrigir o erro mencionado acima no estilo ABNT.ens, porém para que se efetue a correção é preciso realizar modificações no código XML, o que não foi possível ainda.
    Qualquer novidade postarei aqui. Dúvidas pode enviar um e-mail: renan@nit.ufscar.br
  • People, you can find it in
    http://groups.google.com/group/zotero-dev/files
    the file name is: abnt.csl
    I have no found any problems with it
  • Mandei um email para a ABNT perguntando se eles mesmos não poderiam desenvolver o código. Quando obtiver resposta comunico aqui.
  • Pessoal, até hoje não obtive qualquer resposta da ABNT.
    Como eu frequentemente passo perto da sede dela, estou pensando em ir até lá fazer a sugestão.
  • edited January 25, 2011
    Oi Pessoal.

    Eu fiz uma pequena adaptação do estilo feito pelo Iuri para adequar o proposto para ABNT para as especificações da Universidade Federal do Paraná. Se tiverem dúvidas, comentários ou sugestões, por favor me enviem.

    Disponível em:

    http://dl.dropbox.com/u/3009615/ABNT_UFPR.csl

    Att,

    Eduardo Bettoni
    webtur arroba ufpr.br

    ## NOVA VERSÃO // janeiro 2011
    http://dl.dropbox.com/u/3009615/ABNT_UFPR_janeiro2011.csl
  • Olá,

    Eu baixei o .csl do Iuri e deu certo. Só gostaria de tirar uma dúvida: a ABNT considera como parão para destacar o título de uma obra "negrito" ou "itálico". Como faço para modificar o arquivo para que minha saída seja em itálico? É possível?

    obs: se sim, respondam com detalhes porque não entendo nada de programação e vou me meter a besta aonde não fui chamado.

    Outra coisa, para constar, antes de baixar o arquivo no Zotero-dev, havia baixado o ABNT_UFPR através do repositório do próprio Zotero. Isso provocou um conflito com o BrOfffice 3.2 e o plugin de integração. Precicei restaurar o sistema e instalar tudo de novo (referente ao Zotero e o plug in de integração com o BrOffice 3.2, no windows 7).

    Outro problema ocorreu na hora de (re)configurar a extensão no Firefox, que não encontrava o Java e o executável do BrO para realizar a integração. Esse problema eu resolvi encontrando o caminho para o Zotero plug in manualmente, apagando o "%20" que teimava aparecer em todo lugar que havia espaço simples no nome do path.

    abraços,
    Desde já agradecido pela atenção.

    Thiago
  • Oi Thiago,

    Não havia testado no BrOffice, nem em qualquer versão do Windows.
    Eu uso Ubuntu Lucid Lynx, OpenOffice 3.2.
    De qualquer não faria muito sentido esse conflito.
    Sinto pelo incomodo.

    Sobre o itálico. É um processo meio chatinho mesmo, mas fiz pra você.
    Eu usei o ORIGINAL do Iuri, esse mesmo que você usa na sua maquina, e alterei apenas para Itálico.

    http://dl.dropbox.com/u/3009615/abnt_italico.csl

    Um abraço,

    Eduardo
  • Oi Eduardo, tudo bem?

    Obrigado. Vou instalar e se algo der errado eu grito.

    Valeu mesmo...

    abs
  • Parabéns Eduardo!

    Funcionou bem.

    Obrigado.
  • Dúvida ....

    Instalei o estilo da UFPR e testei com integrador do Word para gerar a citação.

    A referência gerada no Zotero (Firefox) foi

    NYSTUEN, J. D.; DACEY, M. F. A graph theory interpretation of nodal regions. Papers of the Regional Science Association, v. 7, n. 1, p. 29-42, 1961.

    Entretanto a citação saiu
    Nystuen; Dacey (1961)

    Não deveria ser (Nystuen; Dacey, 1961) ?

    Sds,

    jcarlos
  • edited August 8, 2010
    Olá J Carlos,

    A citação da ABNT - UFPR pode ser de duas formas:

    a) "Nystuen e Dacey (1961) ressaltam que o Zotero é fundamental"
    b) "Verifica-se, portanto, a extrema significância do Zotero (NYSTUEN; DACEY, 1961)"

    Infelizmente temos que optar por inserir um ou outro no código, porque o que manda na hora é o estilo de escrita do autor quando cita. Ok, aí vem a pergunta, porque mesmo assim saiu errado? Porque ainda não consegui deixar certinho a citação de mais de um autor...
  • edited January 25, 2011
    Boa Noite Pessoal,

    2 Erros Corrigidos:

    - Referência de Livros
    - Referência de Páginas Web

    Por favor testem e mandem feedback.

    http://dl.dropbox.com/u/3009615/ABNT_UFPR_v08_2010.csl

    Eduardo
    webtur arroba ufpr ponto br

    ## NOVA VERSÃO // janeiro 2011
    http://dl.dropbox.com/u/3009615/ABNT_UFPR_janeiro2011.csl
  • Olá J. Carlos

    A sua observação está correta: o(s) autor(es) deve(m) aparecer dentro dos parenteses. Para suprimir o autor, quando o nome do mesmo é citado no texto, o Zotero tem a opção "suppress author".
    Então o correto será: (NYSTUEN; DACEY, 1961).
    Observação: Autores em Caixa Alta.

    Veja o exemplo tirado diretamente da normas da ABNT:

    5 Regras gerais de apresentação
    1) Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser
    em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas.
    Exemplos: A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta
    por Authier-Reiriz (1982).
    “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]”
    (DERRIDA, 1967, p. 293).

    Note que no primeiro exemplo o nome do autor aparece dentro do contexto da frase, enquanto no segundo o nome do autor aparece após uma citação.

    O problema é que o estilo editado pelo Iuri Gavronski não permite a entrada correta. A edição manual não é recomendável, uma vez que sempre que houver uma atualização todo trabalho será perdido.

    Agradeço o trabalho do Iuri Gavronski e solicito que, se possível, ele refaça o estilo com a opção do nome do autor entre parênteses.

    Atenciosamente,

    Albergio
  • @albergio @jcanistrum

    Concordo com a sua observação sobre a regra permitir dois tipos de citação, mas creio que houve um equívoco no seu posicionamento quanto ao estilo "não permitir a entrada correta".

    Ele permite sim uma das opções, a citação no contexto - Autor (ano). É uma questão de estilo do autor de usar citação entre parênteses (AUTOR, ano) ou no contexto Autor (ano).

    Pela capacidade técnica do Zotero (ou o que consegui explorar até então), é necessário optar por uma outra. A citação (AUTOR, ano) pode ser boa e útil para alguns, enquanto a Autor (ano) pode ser útil para outros, como eu disse, questão de estilo.

    Disponibilizei o último código (estou complementando o trabalho do Iuri) estou trabalhando nesse desenvolvimento. Sugiro que, caso haja demanda e interesse, vocês sinalizem essa necessidade que posso criar uma variação do estilo, que permita fazer citação (AUTOR, ano) para os que preferem usar assim.

    Reforço a explicação, o estilo ABNT não está incorreto; houve apenas uma decisão de valer-se do tipo Autor (ano).

    PS: Utilizo o Zotero há 1 ano e discordo da sua posição quanto à edição manual (aquela feita pela própria interface do Zotero, "Mostrar Editor"). Eu utilizo sempre que necessário. Ele nunca alterou nenhuma citação que tenha sido editada manualmente via "Mostrar Editor", mesmo com versões e mais versões de arquivos e atualizações. Recomendo o seu uso.

    Att,

    Eduardo Bettoni
    Contributor
  • Caro Eduardo Bettonni
    Antes de tudo quero agradecer sua atenção.
    Talvez haja um equívoco de minha parte ou inabilidade ao operar o Zotero.
    Contudo quero tecer alguns comentários:
    A opção Autor(ano) a que se refere a ABNT é utilizada dentro do contexto da frase:
    Exs.
    Conforme Fulano (2000) ...
    De acordo com Beltrano (1999) ...
    Contudo, após uma citação literal, que deve vir entre aspas, onde o nome do autor não aparece no contexto do parágrafo, tenho que referenciá-la no formato (AUTOR, ano).
    Até aqui tudo bem: acredito que compreendemos a norma e não discordamos nesse ponto.
    Em uma versão anterior do estilo ABNT para o Zotero, eu realizava as operações da seguinte forma:
    A primeira opção – Autor (ano) era obtida de forma muito simples: o nome do autor era comumente citado no contexto da frase e a entrada da referência realizada pelo add-in do Zotero, no editor de texto, marcando-se a opção “Suppress Author”.
    A segunda opção – (AUTOR, ano) era automática, isto é, realizada pelo add-in do Zotero, no editor de texto.
    Entretanto, conforme a programação atual do estilo, não consigo alterar o padrão Autor(ano) para (AUTOR, ano), sem o uso “constante do editor”. O que implica em ter de reescrever o nome no autor em caixa alta, colocar o parentese para diante do nome e acrescentar a vírgula. Tal operação manual pode, num trabalho de grande volume, proporcionar diversos erros.
    Ao meu ver, padronizando o estilo em (AUTOR, ano) teremos muito menos trabalho e, com certeza, menos probabilidade de erros (e isto é o que se busca quando se utiliza um software).
    Parabenizo-o pelo seu trabalho e significativa contribuição.
    Cordialmente,
    Albergio
  • @albergio @hugodealmeida

    Valeu pela explicação, agora entendi. Assim que possível vou ajustar o código e já disponibilizo para todos!

    Abraço,

    Eduardo
  • just to say that Albergio is right:
    (author, date) should be the style default and
    Author (date) achieved by using suppress author - that's the norm across Zotero styles.
  • So @adamsmith, please, one more question to solve this.

    I understood that (AUTHOR, date) is default and completely dinamically (so, we don't need to edit anything in daily use);

    But, in Author (date) using suppress author, Is it possible to generate the two fields dinamically?

    Author + (date)

    or we need to write the Author name in the word processor, then, put the citation using only the year dinamically?

    I can't find any variation in CSL Schema...

    Thank you so much!
  • or we need to write the Author name in the word processor, then, put the citation using only the year dinamically?
    this one. The intuition is that the author in this case is really part of the text, not of the citation, so it should be written out as part of the text.
    That also makes it easier to switch to styles working with footnotes, for example.
  • edited January 25, 2011
    @everybody

    Agradeço todo o suporte do grande @adamsmith e os toques do @albergio. Temos finalmente, uma versão nova.

    NOTAS IMPORTANTES:
    - O sistema adotado é o (AUTOR, ANO);
    - Para fazer citações no contexto, do tipo: Autor (ANO) utilizem o "Suppress Author", em que o Zotero indicará apenas o ano e você deve preencher manualmente o nome do autor no seu processador de texto;
    - Foram testados: artigo de periódico, livro, seção de livro, website, conferência, apresentação oral.
    - Temos uma limitação técnica do Zotero que já foi reportada em outras discussões e que, segundo me informou o @adamsmith, está para ser resolvida em breve: Quando tem-se mais de três autores, a citação está saindo assim:
    (AUTOR A ET AL., ANO)
    Ou seja, ainda não é possível mudar apenas o formato do "ET AL." que, para nossa convenção, deve ser em minúsculas e itálico. Assim que o recurso estiver disponível, postarei uma nova atualização. Por enquanto fica a dica de outros usuários com o mesmo problema: ao fechar o trabalho, mande substituir "ET AL." por "et al." em itálico.

    http://dl.dropbox.com/u/3009615/ABNT_UFPR_v8_2_2010.csl

    Obrigado e por favor testem o novo estilo. Creio que após a validação, o @adamsmith poderá postar no repositório oficial.

    ## NOVA VERSÃO // janeiro 2011
    http://dl.dropbox.com/u/3009615/ABNT_UFPR_janeiro2011.csl
  • Prezado Eduardo,

    Parabéns pelo trabalho.

    Estamos testando aqui na UFMG e damos feedback.

    Att

    Vinícius
  • vinicius - if you find differences from what eduardo has done - I won't mind uploading different versions for different universities - so if if Minas Gerais has some different requirements from Parana that should be possible to accommodate.
  • edited November 7, 2010
    Oi @edubettoni,

    bem, primeiramente, parabéns a vc e a todos os outros que estão contribuindo para o estilo.

    Venho reportar e questionar algumas limitações (desconfiado de que algumas não são de competência dos estilos). Estou utilizando a última versão que vc disponibilizou (de 08/27/2010, link acima, que, ao que parece, ainda não consta no repositório do Zotero).

    -Quando utilizo multiple sources, com indicação de página, só aparece a página do último source. (Isto é diferente, p.ex., no estilo Harvard R. format 1)

    -[resolvido]Não haveria como traduzir as indicações a notas, capítulos e seções? (p.ex., em vez de (cf. 2005, note 10), (cf. 2005, nota 10)).

    -A ABNT permite o uso de idem e ibid.. Não haveria como ter uma opção para automatizar esse uso?

    Abraço,
    Thiago.
  • @thiagoxmelo

    Olá. Não sei o que aconteceu mas não recebi o e-mail de notificação de nova mensagem, achei aqui por acaso.

    Estou um pouco corrido esse mês mas farei o possível para dar uma olhada no que você perguntou. A regra é mais ou menos o seguinte: tem em outro estilo? Se sim, tem que haver um jeito de adaptar hehehe.

    Abraço
Sign In or Register to comment.